Causas e tipos de rugas e verrugas, assim como tudo o que diz respeito aos diversos tipos de tratamento que permitem curar, ou melhorar o aspecto e os efeitos das verrugas e rugas. Receitas caseiras para combater as indesejadas rugas e verrugas.


Tatamento de verrugas vulgares

Verrugas vulgares em crianças podem ser tratadas no próprio domicílio por seus pais ou responsáveis através da aplicação diária de ácido salicílico em baixas concentrações. Para se obter resultado favorável podem ser necessárias algumas semanas de tratamento, apesar de ser comum a ocorrência de pequeno desconforto.
O tratamento poderá ser interrompido caso as verrugas se transformem em feridas dolorosas. Aplicação semanal (no consultório do dermatologista) de cantaridina leva à formação de uma bolha sob a verruga. O dermatologista retira, então, a porção morta da verruga que se encontra no cume da bolha dentro de cerca de uma semana.
Para adultos ou crianças com mais idade a crioterapia (congelação) é um dos tratamentos de escolha. Este não é muito doloroso e raramente causa cicatrizes. No entanto, pode ser necessário repetir o tratamento num intervalo de uma a três semanas. Eletrocirurgia (queima) é uma outra boa alternativa pois remove a verruga em uma única sessão realizada no próprio consultório. Entretanto, cicatrizes e dor ocorrem mais comumente associadas a esse tipo de tratamento que em relação à crioterapia.